DEBEM.com.br

Notícias online para você

Um jeito humano de fazer negócios

Gazin investe na valorização de seus funcionários

Funcionários da Gazin

Há 51 anos, no noroeste paranaense, em Douradina, nascia uma pequena loja de variedades. A iniciativa foi capitaneada em 1966 por Mário Gazin, à época, um jovem de 16 anos, juntamente com o investimento de seu pai, Alfredo, que entregou um jipe e parte da chácara da família em troca de um ponto comercial na cidade. Empreen-dimento ousado em um período no qual uma grave crise financeira assolava o país, e as placas de “aluga-se” e “vende-se” tomavam conta das fachadas de Douradina. Em seis meses, toda a família já estava envolvida no negócio, que vendia de alimentos a móveis.

O esforço familiar no empreendimento superou as crises do setor e, em menos de 10 anos, a Gazin firmou-se para além do território paranaense, inaugurando sua primeira filial em Eldorado, em Mato Grosso do Sul. A migração de muitas famílias para o sul mato-grossense acelerou a expansão da Gazin para a região que, em 1976, já contava com duas lojas. O sonho de Mário era ter uma loja e um caminhão para cada um dos seus cinco irmãos cuidarem. Porém, os planos e a vontade de contribuir para a geração de emprego superaram as expectativas iniciais.

A pequena loja de Douradina que deu início ao Grupo Gazin ficou na história. Hoje, as lojas da rede são estruturas amplas, estrategicamente localizadas e completas, que mantêm a variedade e a oferta de produtos diversificados para atender às necessidades dos consumidores. “O consumidor tem sido mais cuidadoso e seletivo ao gastar seu dinheiro. Essa mudança de hábitos exige um preparo e especialização ainda maior das empresas. As pessoas sempre terão suas necessidades e o desejo de comprar de uma marca que as atenda bem, e dê valor ao sonho delas”, avalia Osmar Della Valentina, presidente do Grupo Gazin desde 2014, quando o sócio-fundador, Mário Gazin, passou o comando da companhia. É dele a missão de gerir a meta da Gazin: ser a Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil e estar entre os 140 Maiores Grupos Empresariais do País até 2019.

Ousada expansão pelo Brasil

A trajetória da empresa é impetuosa. Na década de 1980, a Gazin instalou-se em Mato Grosso. Em 1998, a companhia expandiu seus negócios e iniciou a fabricação de colchões em Douradina. Nos anos 2000, o crescimento do Grupo acentuou a capilarização nos estados, fazendo sua marca se espalhar pelo território brasileiro. Em apenas uma década, a empresa registrou o início da operação do Atacado Gazin; a instalação no Acre, o lançamento do Consórcio Nacional Gazin, a abertura da segunda fábrica Gazin Colchões em Rondônia; uma filial de varejo no mesmo estado; o estabelecimento no Amazonas; a chegada no Rio Grande do Sul com a terceira planta de colchões; a instalação na Bahia com uma unidade de colchões; e ainda a abertura de uma quinta fábrica em Mato Grosso.

Em 2011, o varejo da Gazin chegou ao estado do Pará. No mesmo ano, a sua operação fabril passou a contar com a maior indústria de molas da América Latina – planta em Douradina –, pertencente à Gazin Colchões. Já em 2016, a empresa inaugurou um Centro de Distribuição e seis lojas em Goiás. Recentemente, a companhia levou o seu varejo a mais um estado, o Tocantins. Hoje, a Gazin está presente em nove estados brasileiros, com 245 lojas, cinco indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas e 13 centros de distribuição de mercadorias.

O varejo da Gazin foi a mola propulsora do crescimento de todo o Grupo, e a empresa aposta no bom atendimento para o sucesso dos negócios. Pensando nisso, a Gazin foi pioneira no projeto Tiger, disponibilizando para cada vendedor um tablet para realizar o atendimento aos clientes. Além da variedade dos produtos, a marca alia o preço competitivo às preferências e características regionais, principalmente do Norte e Centro-Oeste onde tem uma forte presença. Por conta disso, a Gazin é a preferida das regiões, segundo estudo publicado pela revista Exame. Para os consumidores, a marca, entre outras 60 lojas de eletroeletrônicos, tem o melhor custo-benefício – figurando à frente das líderes de mercado. 

Essa trajetória de sucesso só foi possível graças ao conceito norteador da Gazin: fazer sempre o melhor para seus clientes. Esse princípio orienta as ações dos mais de 7 mil funcionários do Grupo. No aniversário de 50 anos da marca, os clientes foram presenteados com o sorteio de 100 barras de ouro – o equivalente a R$ 4 milhões – pelas lojas de varejo e pela Gazin Colchões. Participar da realização dos sonhos das pessoas transcende a filosofia da marca e pauta suas ações de relacionamento que priorizam a satisfação do consumidor. É a paixão por servir oferecendo o melhor em produtos e serviços e atendimento diferenciado.

Novos rumos

A Gazin nasceu com a alma no varejo, mas, com o tempo, diversificou suas operações para melhor atender às necessidades do seu público. Hoje, com mais de 10 empresas integrando o Grupo, consolidou-se como uma rede de soluções. Foi assim que nasceu o Atacado Gazin, voltado a atendimento de lojistas de pequeno e médio porte. A presença do Grupo nessa fatia de mercado só tem crescido. O Atacado é um dos maiores do Brasil em eletrodomésticos. Com 13 centros de distribuição espalhados pelo Brasil e com frota própria. A Gazin também aposta na produção própria de colchões, estofados, travesseiros, espumas e molas – estratégia para reduzir o custo dos produtos e assegurar alta qualidade para os consumidores. Atualmente, são seis unidades fabris, e o Grupo visa à abertura de mais cinco plantas nos próximos anos. 

Para facilitar e agilizar o acesso dos clientes a linhas de crédito, por consequência, realizar seus sonhos, a Gazin conta com uma série de operações financeiras, como o Consórcio Nacional Gazin, a Gazin Cred e a Paranatec. Outros braços do Grupo são a Gazin Viagens – com pacotes de turismo, lazer e negócios – e o Gazin Auto Posto, que, além de posto de abastecimento, oferece serviços automotivos complementares. A Gazin investe também em fazendas para criação de gado, plantio de eucalipto e espécies florestais no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Jeito Gazin

O que não mudou nesse meio século de história da Gazin é a sua filosofia de servir valorizando as pessoas. É impossível não falar da sua cultura, considerada um dos diferenciais competitivos da empresa representada pelo Jeito Gazin. Uma marca que atravessou os portões da companhia, ultrapassando o propósito de ser uma campanha interna para formação profissional, valorização das pessoas e retenção de talentos. Ao avistar a marca, funcionários e comunidade sabem que se aproximam de ações e atividades que levam os cuidados da Gazin para com as pessoas, gerando valor.

Além de benefícios tradicionais aos funcionários, como a bonificação por tempo de serviço, o 14º salário e o programa de participação nos lucros e resultados, uma série de ações são realizadas sob o guarda-chuva “Jeito Gazin”. Elas vão desde práticas de desenvolvimento profissional, com bolsas de estudos, manutenção da universidade corporativa e programa Jovem Aprendiz, a ações de relacionamento, como o jantar mensal preparado pelo presidente da companhia, o café comunitário na matriz da empresa, o programa “Bem Estar” e o programa “Bem Amigos Condutores”. Essa política de valorização e desenvolvimento das pessoas coloca a Gazin como a quinta melhor empresa para trabalhar no Brasil e também na América Latina. “Quando se tem um time, tem-se um bom atendimento. Acreditamos que ser a melhor empresa para se trabalhar implica ser a melhor empresa para se comprar no país”, enfatiza Della Valentina. Assim, com investimentos contínuos na política de Gestão de Pessoas, a Gazin almeja ser, até 2019, a empresa número um do Brasil nesse ranking e estar entre os 140 Maiores Grupos Empresariais do País.

Todas as notícias

DEBEM.TV

Um projeto imobiliário

WEBMAIL  |   criação: sitesrapidos.com.br

   
.