DEBEM.com.br

Notícias online para você

O RS é superado pelo Paraná

O Rio Grande do Sul já não é o Estado mais populoso da Região Sul, superado pelo Paraná, segundo estudo divulgado pelo IBGE. Há um ano, os gaúchos ainda eram 2 mil a mais do que os paranaenses. Em 2018, já aparece a ultrapassagem, que vinha se desenhando ao longo de décadas. O Paraná tem hoje 11.348.937 de habitantes, ante 11.329.605 do Rio Grande do Sul.

Quando o primeiro censo foi realizado, em 1872, a população gaúcha equivalia a mais do que três vezes a do Paraná. Em 1950, ainda era o dobro. Daqui a 30 anos, o Paraná terá 1 milhão de pessoas a mais. A troca de posições no ranking é resultado de um processo de queda acentuada da fecundidade gaúcha, que está abaixo de 2,1 filhos por mulher - o mínimo necessário para a população ser reposta - desde o início do século. Hoje, a t! axa entre as gaúchas é de 1,68, a segunda mais baixa do país, atrás só das mineiras (1,62).

Além disso, o Rio Grande do Sul é um dos 11 Estados que se ressentem de um fluxo migratório negativo - ou seja, há mais gente que vai embora do que forasteiros que vêm viver aqui.

Fonte: www.affonsoritter.com.br

Todas as notícias

DEBEM.TV

Um projeto imobiliário

WEBMAIL  |   criação: sitesrapidos.com.br

   
.