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Via Varejo atende pelo WhatsApp

A Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, é a primeira grande varejista brasileira a utilizar a solução empresarial do WhatsApp como canal de atendimento ao cliente. 

Além desse novo meio de contato, o relacionamento já acontece por meio de chat, telefone, mídias sociais, e-mail, SMS e presencialmente nas mais de 960 lojas das duas bandeiras.

O projeto está hoje em fase piloto com 170 mil mensagens encaminhadas para clientes pré-selecionados pela companhia.

A comunicação por WhatsApp é utilizada para informações sobre liberação de produtos para retirada em uma das lojas físicas da Via Varejo (para clientes que compraram no e-commerce pela modalidade Retira Rápido), prazo para aprovação de pedidos, confirmação de garantia estendida e seguros complementares adquiridos, entre outros assuntos que estão sendo incorporados, como montagem de móveis, por exemplo.

A versão final, que está em fase de desenvolvimento para ser lançada no início deste ano, passará também a responder os clientes por texto, foto ou vídeo, utilizando inteligência artificial, além de equipe dedicada ao canal. 

"Os aplicativos para troca de mensagens são os principais meios de comunicação utilizados pelas pessoas no dia a dia e, como uma empresa que busca estar disponível e acessível em todos os canais de relacionamento possíveis, não poderíamos deixar de seguir essa tendência e fornecer uma nova opção de contato que agregasse ainda mais valor para os clientes", afirma Patrícia Cansi, diretora de serviços ao cliente da Via Varejo.

No Brasil, o pioneiro no uso do WhatsApp for Business foi o Itaú, que fez parte de um projeto piloto divulgado pelo app em setembro do ano passado.

Além do Itaú, o WhatsApp anunciou alguns clientes internacionais da nova versão do aplicativo, como a companhia aérea holandesa KLM, a farmácia online indiana 1mg e o site de venda de ingressos Bookmyshow.com, também da Índia.

O aplicativo voltado para negócios conta com uma versão gratuita para pequenas e médias empresas - que conta com recursos como conta verificada. 

Já a versão paga do WhatsApp Business é direcionada para grandes empresas e inclui ferramentas mais complexas para gerir mensagens e atender aos clientes. O aplicativo para grandes empresas pode ser utilizado para enviar notificações para os consumidores, como confirmação de entrega, horários de voos, entre outros.

A criação de um app para empresas é importante para tentar atrair receitas para o WhatsApp. O aplicativo conta com 1 bilhão de usuários, mas não dá retorno ao Facebook, que pagou US$ 22 bilhões pela ferramenta em 2014.

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