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Estado é estratégico para cross b e-commerce

 

Leonardo Palhares diz que maiores barreiras são burocráticas, e não financeiras CAMARA-E.NET/DIVULGAÇÃO/JC O comércio eletrônico brasileiro é muito evoluído, cresce ano a ano e isso faz com que muitos empreendedores se foquem apenas no mercado interno e não prestem atenção a novas oportunidades de negócios.

Especialmente as que podem chegar por meio dos 600 milhões de e-consumidores dos outros países da América Latina. O alerta é do presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Leonardo Palhares.

Eleito para a sua segunda gestão à frente da entidade, ele escolheu o cross b e-commerce, ou o comércio eletrônico além fronteiras, como uma prioridade para 2018. “A ideia é aumentar a participação do e-commerce brasileiro na América Latina”, observa.

E o Rio Grande do Sul pode ser decisivo nessa estratégia. Para os empresários gaúchos, muitas vezes é mais interessante vender para a Argentina do que na Bahia, por exemplo. “Sem falar que as companhias brasileiras de e-commerce podem estruturar centros de distribuição no Estado pensando no cross b e-commerce e, assim, incrementando a economia local”, acrescenta.

O ideal é que as novas operações já nasçam considerando as entregas para outros países, como já fazem Peru e Colômbia, por exemplo. “As barreiras que existem são burocráticas, como as de aduana, e não financeiras.

Mas, existem atores que poderiam ajudar, como os Correios, desenvolvendo produtos logísticos especiais”, sugere Palhares. - Jornal do Comércio 

 

 

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